<< PERITOS >>

 

GRUP-SIDI PERITOS ©

Presentação

 

GRUP-SIDI P ERITOS © é um gabinete fundado em 2006 integrado por profissionais da Grafologia, Perícia Caligráfica e Documentoscopia, titulados pelo INSTITUTO CIENTÍFICO CRIMINALISTA DOCUMENTÁRIO (ICCD)- ESPANHA e pertencentes à Associação Nacional de Expertos em Grafística e Documentoscopia (A.N.P.E.C.) ESPANHA
Nosso trabalho está orientada à investigação, difusão e desenvolvimento Grafologia, assim como de seus ramificações.
Ensino e formação.
Perícias caligráficas e documentoscopia.
Semanários e conferências.
Contamos com os meios técnicos mais avançados (laboratório Grafotécnicos e sistema multiespectral
ExpertSys ® ) para poder realizar nosso trabalho Grafológico e Pericial com a maior eficácia e exatidão.
Bem-vindo a nosso site. Esperamos que sua travessia por ele seja o mais agradável possível.


Um cordial cumprimento dá Diretoria dó GRUP-SIDIP.

 

 

GRUP-SIDI PERITOS ©

 

SERVIÇOS TECNICOS

 

PERITAJES EN MANUSCRITOS
E
DOCUMENTOS

A PERÍCIA CALIGRÁFICA JUDICIAL.

(GRAFÍSTICA - DOCUMENTOSCOPIA) se encarrega do estudo técnico pormenorizado de todo documento, manuscrito ou tipográfico, com o fim de identificar ao verdadeiro autor do mesmo, ou para detectar qualquer alteração que tenha sido realizada nele.

A pericial caligráfica e/ou documentoscópica é um dos objetos de prova mais importantes, e também dos mais usuais, com que conta a Justiça. A ninguém se lhe escapa que qualquer documento manuscrito pode ser objeto de falsificação: contratos, letras de câmbio, calcanhares, recibos, letras de mudança, testamentos holográficos, apólices, tabuletas, receita médicas, etc. Multidão destes documentos, sobretudo no relativo às assinaturas que se estamparam neles, são diariamente postos em dúvida em Julgados e Tribunais.

A PERÍCIA CALIGRÁFICA JUDICIAL conta na atualidade com muitos recursos para poder detectar qualquer falsificação ou alteração que se tenha produzido. Vale-se de ferramentas de trabalho tão precisas como microscópios binoculares, diferentes tipos de lentes, lâmpadas de luz ultravioleta e infravermelha, filtros ópticos, negatoscopios, microfotografia, moldes, grafonómicas, escâneres e software para o estudo digital dos documentos, etc. Nosso gabinete conta para o estudo em profundidade de qualquer tipo de documento com um avançado e completo LABORATÓRIO GRAFOTÉCNICO que permite a investigação de fraudes documentárias por métodos científicos e que resultam, portanto, impossíveis de rebater. Está dotado do sistema criminalística de análise multiespectral
ExpertSys ® , “O UNICO gabinete que conta com este moderno sistema de pesquisa documentário”.


As diversas análises grafotécnicas aos que se submetem os documentos questionados permitem emitir o correspondente Relatório Pericial, válido como meio de prova em qualquer Tribunal de Justiça.


Nosso centro conta com os melhores meios técnicos para investigar qualquer tipo de documento, podendo emitir Relatórios Periciais Caligráficos, Documentoscopicos, Datilográficos, Grafopsicológicos e Grafopatológicos:


- Identificação de falsificações, já sejam totais ou parciais, em qualquer documento manuscrito (textos, assinaturas, cifras, etc.)

- Detecção e estudo de alterações em documentos, tais como: apagados, acrescentados, raspagens, você emenda, tachados, etc., mediante o emprego de radiações infravermelhas e ultravioletas, e utilização de filtros, ficando devidamente fotografado a fraude para sua exposição clara no relatório.

- Estudo e discriminação de tintas mediante a utilização de equipes multiespectrales. A medição, além disso, da reflexão lumínica das tintas permite gerar curvas espectrais das diversas tintas examinadas, o que revelará coincidências ou diferenças nelas.

- Comprovação de variações na escritura, realizadas bem por causas naturais como a idade e a saúde, bem por imitação e falsificação, ou por estados emocionais alterados (como por exemplo, haver sido feita sob ameaça ou pressão).

- Estudo cronológico de assinaturas e escritos, para determinar sua mesma ou diferente realização no tempo.

- Datação aproximada de um documento a inclinação do estudo evolutivo da assinatura.

- Análise e identificação de anônimos em diferentes tipos de superfície (papel, paredes, etc.).

- Verificação de testamentos holográficos para sua protocolização.

- Leitura de textos apagados, bem mecânica como quimicamente, por meio da aplicação de radiações infravermelhas e ultravioletas, ajudadas dos filtros ópticos correspondentes, assim como daqueles textos tachados, bem por utensílios de escritura como por corretores tipo tippex.

- Posta em evidência da pressão nas assinaturas mediante radiações infravermelhas e emprego de luz rasante (método PEPRI) e seu correspondente fotografado para incluí-lo no relatório pericial, o que possibilita de forma rápida e contundente verificar sua autenticidade ou falsidade.


- Identificação e verificação de selos de caucho e selos de repente.

- Relatórios periciais datilográficos sobre máquinas de escrever manuais e elétricas.

- Relatórios periciais grafopsicológicos e grafopatológicos forenses: permitem conhecer o estado anímico em que se encontrava a pessoa quando realizou o escrito, assim como identificar possíveis patologias ou estados alterados de consciência que pudessem afetar-lhe a suas faculdades mentais. De utilidade no caso de anônimos (retrato psicológico do autor), testamentos holográficos (capacidade mental e vontade plenas, sem que tenham existido coações na sua redação), notas de suicidas, processos de separações e divórcios (verificação de tendências agressivas em algum dos cônjuges, imaturidade psicológica, possível incapacidade para poder educar aos filhos, etc.

Todos os relatórios que emitimos são completos e detalhados, e vêm acompanhados de uma ampla informação gráfica para sua melhor exposição e compreensão. Contamos com os melhores meios para poder realizar micro e macro fotografias com os quais poderem ilustrar nossos relatórios, impressos, além disso, com grande qualidade, a toda cor e em papel de alto grammaje.

 

 

 

 

 

GRUP-SIDI PERITOS ©

 

TIPOS

A PERÍCIA CALIGRÁFICA
Análise de escrituras e documentos

PERÍCIAS CALIGRAFICOS >
• Confirmar a autenticidade de uma assinatura.
• Detectar as assinaturas falsas.
• Datação de assinaturas.
• Abuso de assinatura em branco.
• Assinatura de pessoas doentes.

• Identificar ao autor de uma assinatura falsa.
• Comparação de escrituras.
• Identificar ao autor de um anônimo
• Falsificações de escrituras.
• Detectar fraudes em documentos.
• Exames de textos datilografados.

• Exame de documentos impressos.
• Exame de documentos não originais.
• Exame de selos e impressos.
• Confirmar a autenticidade de um escrito.
• Identificar ao autor de um escrito.